GUARDANDO O CORAÇÃO
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”
Provérbios 4:23
Noutras traduções, diz que devemos guardar "nossos pensamentos", mas o que quer dizer guardar o coração (ou os pensamentos)?
A expressão "guardar o coração" pode ter diversas interpretações de pessoa para pessoa, mas todas possuem um mesmo sentido: zelo. No dicionário, a palavra zelo significa "grande cuidado e preocupação que se dedica a alguém ou algo", nesse caso, é com o coração.
Esse cuidado e essa preocupação são grandes, mas não exagerados. Grandes porque cuidando do meu coração, irei vigiar para que dele não saiam sentimentos inoportunos, errados ou semelhantes. Preocupando-me com ele, estarei sempre em busca de coisas boas para que ele seja preenchido, como santidade, adoração ao Senhor, vontade de servir, compaixão ao próximo..
Mas não para por aí! Devemos fazer essas coisas? Sim, devemos. Mas por quê?
O versículo conclui nos dando a certeza de que "dele depende toda a nossa vida".
Partido para o contexto físico, anatômico do ser humano, sabemos que o coração é nosso principal órgão, um órgão vital pelo qual devemos ter enorme cuidado para que nenhuma doença ou pancada seja tão forte que o afete drasticamente. No âmbito espiritual não é diferente, e é disso que o versículo trata! É do coração que depende toda a nossa vida, seja ela no âmbito espiritual ou físico.
Portanto, que venhamos a refletir nessas coisas e dar a devida atenção ao nosso coração, buscando em Deus tudo isso, atitude fundamental para que estejamos sempre saudáveis.
Guardando o coração!
4
/
5
Oleh
Bruno Marques